quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

coração puro, consciência limpa e fé verdadeira.

Peço que você continue na cidade de Éfeso, como já pedi quando estava indo para a província da Macedônia. Existem aí nessa cidade alguns que estão ensinando doutrinas falsas, e você precisa fazer com que eles parem com isso. Diga a essa gente que deixe de lado as lendas e as longas listas de nomes de antepassados, pois essas coisas só produzem discussões. Elas não têm nada a ver com o plano de Deus, que é conhecido somente por meio da fé. Essa ordem está sendo dada a fim de que amemos uns aos outros com um amor que vem de um coração puro, de uma consciência limpa e de uma fé verdadeira.” 1 Timóteo 1:3-5 (NTLH)

Timóteo enfrentou pessoas que ensinavam falsas doutrinas, não produzindo nada e nem direcionando a lugar nenhum. Hoje em dia não é diferente, pessoas que se julgam doutores (1Tm 1:7), ensinam, através da Bíblia, falsos ensinamentos, não edificando o Corpo de Cristo, ao contrário, promovendo discussões.

Assim como Timóteo, devemos falar que este tipo de ensinamento não convém.

Como combater!?

Primeiro: Devemos aprender que o verdadeiro AMOR procede de um Coração Puro, de uma Consciência Limpa e de uma Fé Verdadeira.

Coração Puro: Quando fomos resgatados por Jesus, o coração é o primeiro a ser regenerado. Experimentamos em nossas vidas uma obra purificadora do Espírito Santo (Sl 51:10-11).

Consciência Limpa: Uma consciência isenta de culpa, onde passado, presente e futuro são reconstruídos, modificando pensamentos, palavras e ações, através do arrependimento que salva. (2Co 7:10).

Fé Verdadeira: Sem representações teatrais, sem o desejo de ser mais que os outros, nem máscaras. Mas um verdadeiro conhecimento de Deus e de suas promessas, reveladas no Evangelho, produzindo uma sincera confiança de que todos os pecados já foram perdoados.

Em suma: Estes três elementos, juntos, produzem um Amor Fervoroso (1Pe 1:22).

Segundo: Quando a Igreja está reunida em Casas, no Templo, na Escola Dominical; nas devocionais, nos estudos, nas aulas dominicais, nas pregações o principal produto/resultado é o Amor, depois, muito depois o conhecimento semântico e/ou intelectual da Bíblia. Quando ocorre ao contrário ... o produto/resultado será (sempre acalorada) discussão. Não é isso o que se quer, não é? Então temos que combater, para que, sempre, nossas reuniões (físicas ou virtuais) edifiquem o Corpo de Cristo, em Amor, para a Glória de Deus, o Pai! Amém!?

Pb. Douglas Guedes



Nenhum comentário:

Postar um comentário