quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

Maravilhoso Conselheiro

Natal...

É impossível escapar de dois Nomes: Festa e Presente.

É festa dos colegas da escola, faculdade, da pós, do inglês, das aulas de informática, da academia, do condomínio, dos mais chegados, do trabalho, da igreja; as festas multiplicam-se quando se têm namorado (a), esposo (a), irmã(o), filho(a). Ah, e a “tradicional” ceia da Natal e o Almoço do dia 25. Você escapou de todas, duvido!!

Presentes: para o pai, mãe, neto(a), irmã(o), filho(a), esposo(a), namorado (a), sogro(a), cunhado(a), tio(a), primo(a), sobrinho(a), amigo(a), colega(s) de trabalho, escola, chefe, professor, aquele que te deu um presente e você precisa retribuir. Podemos incluir neste item as “caixinhas” dos funcionários do condomínio, da padaria, do mercadinho, da farmácia, das faxineiras, dos lixeiros, dos entregadores, etc. Ainda, a participação do amigo secreto. Você escapou de todas as possibilidades, também duvido!!

Festas e Presentes são movidos pela época, começam e acabam rapidamente!

O Verdadeiro Natal tem apenas um nome: JESUS

“Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás pelo nome de Jesus” Lc 1:31

“Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será: Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz;” Is 9:6

Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro", porque só Ele conhece verdadeiramente o Pai, pois coexiste com Ele. Jesus estava no princípio com Deus: "No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. Ele estava no princípio com Deus. Todas as coisas foram feitas por ele, e sem ele nada do que foi feito se fez" Jo 1:1-3.


Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro", porque todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento de Deus estão nEle. “para que o coração deles seja confortado e vinculado juntamente em amor, e eles tenham toda a riqueza da forte convicção do entendimento, para compreenderem plenamente o mistério de Deus, Cristo, em quem todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento estão ocultos”. Cl 2:2-3


O conselho de Deus não é uma mera opinião, mas uma Pessoa: Jesus Cristo. O caminho está nEle, e a verdade e a vida também estão nEle, como vimos anteriormente: "Mas vós não aprendestes assim a Cristo, se é que o tendes ouvido, e nele fostes ensinados, como está a verdade em Jesus" Ef 4:20-21. O texto nos fala aqui de aprender a Cristo, não aprender sobre Cristo. Aprender sobre Cristo é possível por meio de outras pessoas, mas, aprender com Cristo é bem diferente, isso tem a ver com comunhão íntima. Disse Jesus: Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei. Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e encontrareis descanso para as vossas almas" Mt 11:28-29.


Jesus é o "Maravilhoso Conselheiro". Ele é o próprio Conselho de Deus em nós: "E repousará sobre ele o Espírito do SENHOR, o espírito de sabedoria e de entendimento, o espírito de conselho e de fortaleza, o espírito de conhecimento e de temor do SENHOR" Is 11:2


O Conselho de Deus pode ser Maravilhoso para quem crê, mas é juízo para os perversos. Ouvir conselhos de homens, sem estar no "Maravilhoso Conselheiro", é tomar juízo sobre si: "Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Não deis ouvidos às palavras dos profetas, que entre vós profetizam; fazem-vos desvanecer; falam da visão do seu coração, não da boca do SENHOR. Dizem continuamente aos que me desprezam: O SENHOR disse: Paz tereis; e a qualquer que anda segundo a dureza do seu coração, dizem: Não virá mal sobre vós. Porque, quem esteve no conselho do SENHOR, e viu, e ouviu a sua palavra? Quem esteve atento à sua palavra, e ouviu? Eis que saiu com indignação a tempestade do SENHOR; e uma tempestade penosa cairá cruelmente sobre a cabeça dos ímpios. Não se desviará a ira do SENHOR, até que execute e cumpra os desígnios do seu coração; nos últimos dias entendereis isso claramente. Não mandei esses profetas, contudo eles foram correndo; não lhes falei, contudo eles profetizaram. Mas, se estivessem estado no meu conselho, então teriam feito o meu povo ouvir as minhas palavras, e o teriam feito voltar do seu mau caminho, e da maldade das suas ações" Jeremias 23.16-22.


O Conselho de Deus não é a sua posição sábia quando temos alguma dúvida, mas é o próprio Conselheiro vivendo em nós, e nos guiando: "Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo quanto vos tenho dito." Jo 14:26


Aproveite estes momentos de final de ano, reflexões, dilemas, dúvidas, planos para 2010. Converse com o Maravilhoso Conselheiro, secretamente, em oração. Com certeza Ele fará e sinalizará o melhor para a sua vida! Amém!!


Em breve, neste Blog, Jesus, o Deus Forte!!

Festas e Presentes são movidos pela época, começam e acabam rapidamente!

Natal com Jesus e em Jesus começou há muito tempo e não terá fim!!