terça-feira, 23 de março de 2010

AS SETE PALAVRAS DA CRUZ

São sete frases curtas que Jesus pronunciou na cruz. Apesar de curtas é de intenso significado, pois expressa a visão, o sentimento de quem estava crucificado, o próprio Jesus. Nenhuma destas palavras foram proferidas com amargura, ódio ou queixa, pelo contrário, irá “linkar” com ensinamentos que Jesus desenvolveu no Seu Ministério. Ainda, por que sete palavras!? Ora, nada simbólico ou místico. Mateus e Marcos registram uma, Lucas três e João três, ordenadas ficam assim:

"Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem."
Lucas 23:34

"Em verdade eu te digo que hoje estarás comigo no Paraíso."
Lucas 23:43

"Mulher, eis aí teu filho; olha aí a tua mãe."
João 19:26-27.

"Eli, Eli, lama sabachthani? (Deus, meu Deus, por que me abandonaste?)"
Mateus 27:46 e Marcos 15:34.

"Tenho sede".
João 19:28

"Está consumado"
João 19:30

"Pai, em tuas mãos entrego meu espírito."
Lucas 23 46

Este Blog, falaremos sobre cada Palavra da Cruz, acompanhe!

"Pai, perdoai-os porque eles não sabem o que fazem."
Lucas 23:34

Quase teríamos de chamar as oito palavras da cruz. Por quê? Em Lucas 23:28 disse Jesus: “não chorem por mim ...” momentos antes da crucificação. Esta frase revela a integridade de Jesus, até o fim! Olhando sempre ao próximo!! Jesus não se entregou à auto-piedade, à dor, à solidão, à sensação de injustiça, às reclamações e murmurações, à vingança, aos projetos pessoais. Jesus se entregou ao próximo, por mim e por ti! O mundo insiste em ensinar que devemos ver “o nosso lado”. Jesus, neste momento extremo, muito mais que ensinar, Ele pratica a doação integral ao próximo, até as suas vestes lhe foram retiradas!!
Na Primeira Palavra na Cruz, começa a fase mais dolorosa do resgate da humanidade. Percebemos o cumprimento da promessa de que o filho de Deus seria crucificado com pecadores (Is 53:12); com esta Palavra, Jesus expõe publicamente o pecado dos judeus e ressalta que eles estão agindo por ignorância. Jesus, em Seu Ministério e neste momento de intenso sofrimento deixa à Igreja o desafio de desenvolver o hábito da Intercessão. Jesus intercedeu pelo crentes fracos (Lc 22:32); pelos inimigos (Lc 23:34) e ensinou no Sermão da Montanha sobre esta prática (Mt 5:44); pelo envio do Consolador (Jo 14:16); pela Igreja (Jo 17:9)

Pare: de pensar só em si, pense um pouco nos outros!
Ore: Interceda por alguém (ouça o seu coração!)Pratique: Um pequeno gesto ao próximo (telefonema, e-mail, sms, presente, bombom, abraço, palavra de incentivo, ...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário